Você precisa entrar para criar e responder ao forum.

Plano de Evasão e Fuga

Quando se fala em um plano de evasão, o assunto abordado é maior do que aparenta ser.

Resumindo de maneira simples, pode ser visto como qualquer necessidade de sair de um local "A" para um local "B" seguro. Pode ser de sua residência para um local seguro, de seu local de trabalho para sua residência, para outro local ou abrigo pré-definido em seu plano de fuga, etc.
E é aí que entra o plano de fuga e evasão.

No seu plano de fuga devem conter elementos-chave que compõem o todo:

  • Um mapa detalhado de sua região, contendo as rotas de fuga, pontos de encontro, locais de conveniência e abastecimento, locais-chave (caixas eletrônicos, pedágios, locais de abastecimento de água, fontes de água, hortas, árvores frutíferas, locais de caça; quando permitido, lojas de suprimentos e alimentos, etc...).

  • Seu kit de sobrevivência, que por conveniência deve vir dentro de uma mochila ou bolsa. Daí então entra outra questão: qual mochila ou bolsa escolher? Bem, isso vai depender muito do tipo de fuga ou evasão ao qual estamos falando.
  • Crie um ponto de encontro dentro de seu plano de fuga, para usar com o seu grupo (se houver) ou em caso de necessidade de reagrupamento.
  • No meio das suas rotas de fuga, utilize kits de backup escondidos. Kits de Backup são kits de suprimentos e itens gerais de sobrevivência os quais você julga necessário, que geralmente são escondidos em locais protegidos (geralmente enterrados), para que caso você e seu grupo  percam seu kit principal, possam ter algo para usar. Imagine o cenário onde você é roubado e todo seu equipamento se perde durante sua fuga. Nesse cenário assustador você se lembra que possui ali por perto um kit de backup enterrado, geralmente dentro de um tubo de PVC devidamente preparado, para poder continuar a diante com seu plano de fuga.

 

É importante que você esteja familiarizado com o seu plano de fuga. Para isso, realize treinamentos constantes utilizando os seus equipamentos listados no seu plano de fuga, reúna o seu grupo (se houver) para que todos treinem juntos, teste suas rotas de fuga, sempre analisando os obstáculos e possíveis riscos e perigos que cada um possui, analise quais as acessibilidades de cada rota de fuga, quais veículos são necessários ou capazes de utilizar determinadas rotas, o tempo de percurso de cada rota, quais os melhores horários para utilizar cada rota e assim por diante.

Existem inúmeros cenários onde podem ser aplicados planos de fuga, por exemplo:

  • De seu local de trabalho
  • De sua residência
  • Da casa de um amigo ou familiar
  • De seu abrigo ou local seguro

Cada um vai exigir equipamentos e rotas diferentes. Cada plano terá uma estratégia específica.

Muitas vezes, possuímos em mãos apenas nosso kit EDC (às vezes nem isso), que a maioria das pessoas usa sem mesmo saber o conceito. EDC nada mais é do que um conjunto de itens e equipamentos que você carrega com você no seu dia-a-dia. Isso, mais uma vez, vai depender de cada um.

No exemplo da necessidade de fuga partindo do seu local de trabalho, o ideal é que você possua uma Go Home Bag, que é uma mochila ou bolsa contendo itens necessários para que você se desloque com segurança do seu local de trabalho até um ponto B, que pode ser sua casa, seu abrigo, a casa de um amigo/familiar. etc...

Nesse exemplo, você precisa avaliar quais as condições você irá enfrentar, por exemplo, se você utiliza o transporte público para chegar ao seu trabalho, você terá que ter planos e reunir equipamentos para que você utilize outros meios no caso do transporte público estar indisponível.

De uma forma geral, assim como nos kits de sobrevivência, seu plano de fuga e evasão é algo muito pessoal.
Não existe uma regra geral de como montar um plano de fuga. Tudo vai depender da região onde você vive, das pessoas envolvidas, das vias e estradas, do tipo de relevo e vegetação, fauna, dos tipos de recursos hídricos da sua região, das ameaças, das condições climáticas  e é claro, da sua expertise e treinamento. O plano de fuga de uma região rural não vai ser o mesmo para uma área urbana, e isso inclui os itens e equipamentos também.

Deixe aqui nos comentários o que anda preparando para o seu plano de fuga. Já possui um? Boa sorte!

 

Ótimas dicas sobre o processo de Plano de Fuga, parabéns. Gostaria de colaborar dizendo que não é demérito nenhum NÃO fazer tudo que foi relacionado . Eu mesmo, quando mais novo nesse meio sobrevivencialista vivia chateado comigo mesmo por não conseguir "alcançar tudo que era preciso". No final das contas, qualquer preparação é melhor do que nenhuma. No dia a dia, todos temos contas a pagar, filhos pra alimentar e educar, casa pra arrumar, móveis pra trocar e etc. E sendo sincero, tem MUITA coisa que faz pouco ou nenhum sentido para certos contextos e locais. Hoje acredito que o mais importante é que o preparador consiga fazer uma "análise" dos problemas e riscos potenciais do local que vive, e dentro dessa realidade criar seu plano de fuga.

Coloco meu exemplo aqui: Moro em uma capital, região bastante urbanizada e tenho acesso a uma casa de apoio na região de campo a 230km de onde moro. Dentro da cidade tenho apenas mais um apoio que é a casa dos meus pais, e sogros. Desta forma, se der alguma merda, tenho apenas 2 locais próximos e 1 mais distante para recorrer. Desta maneira, apenas uma preparação básica já é o suficiente pra mim, pois se a merda bater no ventilador tenho poucas opções de lugar pra ir. Para mim, basta ter uma mochila com coisas super básicas. Algo que julgo ESSENCIAL é ter uma lista de hospitais de emergência, ou pelos menos saber onde eles estão caso aconteça alguma emergencial.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com