Mega Terremoto de 8.1 atinge o México

Tremor é o maior em 100 anos na região

Como se já não bastasse a série de tornados que atinge a região do Golfo do México, agora um super terremoto de 8.1 graus atingiu a costa do México na madrugada desta Sexta-feira (08), às 1:49 hs, no horário de Brasília.

Diversas réplicas estão sendo sentidas.

Tremor ocorre logo após a chegada de partículas provenientes da ejeção de massa coronal solar classe X9.3, afetando a ionosfera terrestre.
Até o momento, 10:00 hs BRT, foram relatadas 20 mortes.

Um terremoto de 8,1 graus de magnitude na costa do Pacífico mexicano, o maior em 100 anos, deixou pelo menos 16 mortos nos Estados de Oaxaca, Tabasco e Chiapas na quinta-feira à noite e foi sentido em grande parte do território, incluindo a capital.

Na costa do Pacífico central e sul do México, um alerta de tsunami foi ativado para a possibilidade de ondas de até quatro metros. Localidades costeiras receberam ordem de evacuação.

Muro de casa, em Oaxaca, caiu durante tremor que atingiu sul do México

O tremor aconteceu a quase cem km da costa, perto da cidade de Tonalá, pouco antes da meia-noite (horário local) a uma profundidade de 58 quilômetros. O México fica entre cinco placas tectônicas e é um dos países que registra maior atividade sísmica no mundo.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, advertiu ainda que é provável que nas próximas 24 horas aconteça uma forte réplica do terremoto –de nível superior a 7 graus. Até o momento foram registrados mais de cem terremotos de menor intensidade.

Até o momento, as autoridades confirmaram a morte de 20 pessoas, dez delas em uma região montanhosa de Oaxaca, no sul do país, segundo Ricardo de la Cruz, diretor de Defesa Civil do Ministério de Governo.

Outras quatro pessoas morreram na queda de uma barreira em Chiapas, duas delas eram mulheres. Em Tabasco, foram registradas a morte de duas crianças, uma durante uma queda de barreira e outra devido ao corte de energia elétrica na região que atingiu hospitais.

Em Oaxaca, a Defesa Civil foi chamada para evacuar um hotel cujo prédio ficou inclinado após o tremor. Havia hóspedes e funcionários em seu interior durante o terremoto.

Fonte: UOL

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com