Racionamento de água em Brasília chega hoje à Asa Norte e ao Noroeste

Região nobre abastecida pelo reservatório de Santa Maria enfrentará corte pela primeira vez, junto com outras nove localidades.

Novas áreas

BIE – Banco de Imagens Externas da Agência Senado.
Com risco de escassez de água, parlamentares propõem combate ao desperdício. Os parlamentares ouviram especialistas e avançaram na votação de projetos para promover o uso racional de recursos hídricos.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2013, que tem esse objetivo, foi aprovado no primeiro semestre pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e que aguarda deliberação da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa.
Crédito: Pedro França/Agência Senado

As novas regiões afetadas pelo racionamento foram incluídas após um decreto que obrigou a Caesb a reduzir drasticamente a retirada de recursos hídricos do reservatório de Santa Maria, que abastece a área.

Calendário de racionamento:

Confira a rotação do racionamento nos próximos dias:

Quarta (1º):

Descoberto – Gama

Santa Maria – Paranoá, Itapoã, SMILIN (Trecho 13, lotes 01 a 13), Taquari, Condomínio RK e Império dos Nobres, SM 5 Lago Sul (QL 10 a 28, QI 17 a 29 e conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 ), SMDB, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul

Quinta (2):

Descoberto – Ceilândia Leste, QNM, QNJ e QNL; Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Samambaia, Setor de Mansões de Taguatinga, Vila Cauhy e Vargem Bonita

Santa Maria – Asa Sul, Lago Sul (QL 02 a 08, QI 01 a 15 exceto conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13) e Jardins Mangueiral

Sexta (3):

Descoberto – Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I

Santa Maria – Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Praça Municipal, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte, Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipú – exceto 80 a 84 –, Quintas Itaipú, Jardim da Serra, Solar da Serra)

Sábado (4):

Descoberto – Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12)

Santa Maria – SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Cidade Estrutural, SMU e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II)

Domingo (5):

Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II

Santa Maria – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne)

Segunda (6):

Descoberto – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria

Santa Maria – Asa Norte e Noroeste

Terça (3):

Descoberto – Gama

Santa Maria – Paranoá, Itapoã, SMILIN (Trecho 13, lotes 01 a 13), Taquari, Condomínio RK e Império dos Nobres, SM 5 Lago Sul (QL 10 a 28, QI 17 a 29 e conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 ), SMDB, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul

O abastecimento de água foi interrompido hoje (27) na Asa Norte, na Vila Planalto e no Noroeste, em Brasília. O rodízio nas localidades abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria começou ontem (27) no Distrito Federal. Apenas os hospitais públicos e a Esplanada dos Ministérios não entrarão no racionamento.

De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o revezamento funcionará com um dia sem abastecimento (a partir das 8h), dois dias para religar e estabilizar o sistema e três de situação normalizada. O esquema será o mesmo aplicado nas regiões que recebem água da Barragem do Rio Descoberto, que estão sob racionamento desde janeiro.

A medida é resultado da limitação na captação de água dos sistemas Descoberto e Santa Maria-Torto, determinada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). O baixo nível dos reservatórios, que deveriam estar acima dos 60% de capacidade, justifica a decisão; esse volume mínimo é necessário para não faltar água no período de seca na capital.

De acordo com a última medição da Adasa, o reservatório de Santa Maria estava ontem (27) com 46,5% da sua capacidade, e a Barragem do Rio Descoberto, com 40,41%. Segundo o governo do Distrito Federal, o racionamento permanecerá em vigor até que haja segurança hídrica na região.

Santa Maria é responsável pelo fornecimento de água de 24% da população de Brasília, incluindo o Plano Piloto, região central da cidade, onde estão os prédios da administração pública federal. As localidades abastecidas pelo sistema já estavam com a pressão reduzida desde o dia 30 de janeiro.

As regiões abastecidas pelo sistema do Descoberto estão em racionamento desde o dia 16 de janeiro. O reservatório é responsável por 65% da produção total de água do Distrito Federal e chega a cerca de 1,8 milhão de pessoas.

Rodízio Reservatório Santa Maria

Amanhã (1º), tem início a interrupção do abastecimento nas seguintes regiões: Lago Sul (QLs 12 a 28, QIs 17 a 29 e Conjuntos 1 a 3 da QI 13), Setor de Mansões Dom Bosco, Setor Habitacional Dom Bosco/Villages Alvorada, Condomínio Privê Morada Sul, Paranoá, Itapoã, Lago Norte (apenas SMLN, Lotes 1 a 13 do Trecho 13), Taquari, Condomínio RK, Império dos Nobres.

E na quinta-feira (2), o rodízio ocorrerá pela primeira vez na Asa Sul, no Lago Sul (QLs 2 a 10, QIs 1 a 15, exceto Conjuntos 1 a 3 da QI 13) e nos Jardins Mangueiral.

 

 

 

Fontes: G1 / EBC Brasil

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com